terça-feira, 28 de julho de 2015

Aceitação... Aceita que dói menos!!!



Quando perdemos alguém em nossa vida e essa pessoa foi realmente significativa a ponto de fazer a diferença ou ser até um divisor de águas de como andávamos anteriormente para como estamos andando agora...
Os motivos que levam a perda podem ser muitos... Podem ser a: morte, doença, término de um namoro, traição, etc. Para todos estes e demais casos precisamos passar pelo processo de luto.
O mais interessante, fazendo sessões em grupo, é que percebi que existem pensamentos e comportamentos comuns às pessoas que passam por este luto.

E após ler muito sobre isso e ver até mesmo estas fases em minha vida posso falar um pouco aqui sobre isso:

No meu caso, em que o lado sentimental está em primeiro lugar na minha vida... Sei que há pessoas que dosam bem o que vem em primeiro lugar em suas vidas... Mas no meu caso eu não consigo, infelizmente... E por isso minha doença se chama: Homem que ama demais. E quando há um termino de relacionamento podem acontecer as seguintes fases:

Primeira fase:
Negação

Tendemos negar a existência de um problema real ou uma situação. A pessoa aqui pode não aceitar e por isso não acredita na informação que está recebendo, logo tenta esquecer a tal informação, não pensar nela ou o pior buscar fatos e argumentos de que aquilo não é verdade.

Os tipos de pensamentos podem ser:

• “Isso não é verdade!”
• “Vai passar.”
• “Sempre dou um jeito em tudo, vou resolver isso também”.

Os tipos de comportamentos podem ser:

• Buscar uma segunda opinião ou outras explicações para a questão.
• Continuar se comportando como antes (ignorando a situação).
• Não aderir ao tratamento (no caso de doença) ou não falar sobre o assunto (no caso de morte, desemprego ou traição).


Segunda fase:
Raiva

Aqui... Como diz: a pessoa expressa raiva!!! As emoções como revolta, inveja e ressentimento podem ser comuns... Ainda mais se o que você fez pela pessoa foi maior que qualquer pessoa que ela já teve no passado... Mas o que você recebeu de volta como carinho, afeto e reconhecimento foram menores do que o que ela deu aos caras que não mereciam. Geralmente a pessoa sente-se inconformada e se vê em situação injusta.

Os tipos de pensamentos podem ser:

·         Porque eu? Porque só comigo este tipo de comportamento?
·         Isso não é justo!
·         Porque você está fazendo isso comigo quando na verdade deveria ter feito isso com quem te tratava como algo sem valor?

Os tipos de comportamentos podem ser:

·         Perder a calma quando fala sobre o assunto
·         Recusa-se a ouvir conselhos
·         Evita falar no assunto

Terceira Fase:
Negociação

Bom aqui acontece o seguinte... Nesta fase a pessoa pensa que fazendo algum tipo de acordo... Como se as coisas pudessem voltar a ser como era antes... Há então uma negociação dentro da própria pessoa... E esta pode até mesmo se voltar e canalizar sua energia e esforço para outras e variadas atividades como, por exemplo: religião, trabalho, estudo, etc... Alguns pactos ou promessas ou ainda... Algo que seja similar a pactos e promessas são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo.  


Os tipos de pensamentos podem ser:

• “Vou usar minha mente e pensar positivamente que tudo pode mudar”
• “A pessoa que antes não acordava cedo ou fazia atos que muitas vezes a parceira ou o parceiro reprovavam pode pensar assim: vou acordar cedo todos os dias, não COMENTAREI SITUAÇÕES QUE MESMO ERRADAS SERÃO CALADAS DENTRO DO MEU SER, E MESMO QUE EU TENHA RAZÃO PELOS SINAIS QUE ME SÃO MOSTRADOS CALAR-ME-EI, tratarei bem as pessoas, pararei de beber ou fumar, vou procurar um emprego publico. Como se fazendo isso tudo ficasse bem”.


Os tipos de comportamentos podem ser:

• Orar, mentalizar, rezar... Chame como quiser... E com isso fazer um acordo com Eterno.
• Mesmo que traído por alguma situação... buscar agradar a pessoa para que ela ou ele fique com você.
• Mudar alimentação, etc.


Quarta fase:
Depressão

É uma das piores fases... E é nessa fase que você talvez mais se humilhe para a pessoa amada... Agora... Se humilhar por ninguém vale a pena!!! O que dirá por uma pessoa errada... Ou ainda por uma pessoa que se humilhava no passado por varias pessoas que não valiam a pena, mas não se humilha por você. E não o faz justamente porque você foi o único que amou de verdade ou que resolveu assumir algo que ninguém dava valor ou queria de verdade por ter achado que era muito fácil. Aqui nessa fase ocorre um profundo sofrimento, sensação de vazio, como se você estivesse sozinho no mundo, sem chão, sem ninguém, tristeza, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. Nesse estágio a pessoa fica muito introspectiva e se isola por um tempo.

Os tipos de pensamentos podem ser:

• “Não vou conseguir lidar com isso”
• Não conseguirei ninguém, perdi as esperanças de conseguir alguém legal, por isso farei de tudo para aradar o primeiro homem ou mulher que aparecer na minha frente. Mesmo que para isso eu tenha que me violentar e fazer coisas que “não quero” com tais e tais pessoas só porque me levaram a um lugar legal ou ainda me proporcionaram momentos (momentos mesmo) bons.
• Tenho ódio de mim...

Os tipos de comportamentos podem ser:

• Choramos copiosamente.
• Começo a me afastar de algumas pessoas.
• Começo a me comportar de maneira auto destrutiva um exemplo disso é quando a mulher sai fazendo sexo com qualquer um sem critério... Só pelo simples fato de achar que isso vai fazer alguém gostar dela ou ficar com ela... Contudo quando ela faz isso no primeiro encontro e com vários causa uma impressão errada e aí os homens em geral julgam que aquela pessoa possa ser uma vadia, ou algo assim. Até porque a maioria dos idiotas fala uns para os outros quem já comeu. E é por isso que é ruim essa atitude destrutiva, pois depois a pessoa quer aparecer publicamente em algum canal de rede social e quando estas pessoas veem vão com certeza falar: Aqui... Eu já comi... Aqui... Fiz isso e aquilo... Esses caras que está com ela ou essa menina que está com ele são inocentes (sabem de nada) e por ai vai.

Quinta fase:
Aceitação

Fase abençoada essa, pois você consegue perceber e vivenciar uma aceitação do rumo das coisas. As emoções não estão mais fervilhando, ou seja, à flor da pele... E a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações.

Os tipos de pensamentos podem ser:

• “Não é o fim do mundo.”
• “Posso superar isto.”
• “Posso aprender com isto e melhorar.”

Os tipos de comportamentos podem ser:

• Buscar ajuda para resolver a situação.
• Conversar com outros sobre o assunto.
• Planejar estratégias para lidar com a questão.

As pessoas não passam por essas fases de maneira reta... Elas podem superar uma fase, mas depois retornar a ela (ir e vir), estacionar em uma delas, sem ter avanços por longo período ou ainda pular todas as fases rapidamente até a aceitação. Não há regra!!! Tudo depende do histórico de experiências da pessoa e crenças que ela tem sobre si mesma e sobre a situação em questão.
Tem pessoas que podem passar meses ou anos num vai e vem e não chegar à aceitação nunca. Tem pessoas que em poucas horas ou dias fazem todo o processo, isso varia também em função da perda sofrida pela pessoa.

Saiba você meu caro leitor que a culpa de um relacionamento não dar certo sempre é de ambas as partes... Nunca de uma só pessoa!!! Pode ser mais de um ou mais do outro... Mas sempre das duas pessoas.
Tem gente que consegue virar o jogo, mesmo quando está errada ou errado. E isso é odioso e nojento, pois a pessoa sabe que está errada e usa o amor do outro para se fazer sempre de certo ou certa, mesmo que claramente esteja errado ou errada.
Muitas coisas poderiam ser evitadas... Se por exemplo cumpríssemos com nossas palavras. Se dissermos que vamos fazer tal coisa, façamos!!!
E queremos mudar de vida e ser totalmente diferente do que éramos, Seja!
Olhe pra você e olhe para o que era (quer dizer nem chegava a ser) antes! Hoje e vc é amada ou amado! Tem alguém que cuida de você!!! Que se preocupa com você. Que não te liga para simplesmente se satisfazer com seu sexo e depois do ato, acabou!!!  Ou ainda que vai até você porque sabe que vai acontecer algo... Terá sexo.
O verdadeiro amor suplanta tudo isso. O verdadeiro amor é aquele que a pessoa ama mesmo sem ser amada. Ou quando a pessoa vai longe muito longe a qualquer hora só para ficar perto da pessoa amada sem se preocupar se terá o sexo dela depois daquilo.

O verdadeiro amor é levar alguém para um lugar legal sem segundas intenções... E amar a si mesmo é colocar os limites e não fazer sexo com pessoas só pelo fato desta pessoa ter te levado a um lugar legal... Ou porque está sendo legal com vc. Enfim... São tantas coisas que daria para escrever um livro. Tenho aprendido tanto que... Até agradeço a Yaohu por isso.

Nenhum comentário: