quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pode uma mãe abandonar sua própria filha???



Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá. Salmos 27:10

Ele diz através do Profeta Isaias “ainda que uma mãe abandone o filho que amamenta, eu o Senhor, jamais te abandonarei, eis que trago o seu nome gravado na palma da minha mão para que de ti não me esqueça”. Isaías 49:15 

“Em todos os tempos, culturas e civilizações sempre existiram e sempre existirão mães que, por determinadas razões, abandonam os seus filhos. A literatura pouco as priorizou e entendeu suas histórias, porém a significativa freqüência de abandonos realizados incitou ao estudo dessas mães abandonantes e de suas subjacentes considerações. Logo, a presente pesquisa objetivou conhecer e identificar alguns dos fatores, sejam pessoais, familiares e/ou sociais, que influenciaram as mães a abandonar seu(s) filho(s).
Assim, além do foco às variáveis comuns nas histórias dessas mães, visou-se avaliar a qualidade da interação familiar a que elas foram submetidas em suas infâncias, tendo em vista o reconhecido pela literatura, de maneira empírica, que enfatizou as experiências da mãe em sua família de origem como um dos determinantes à sua maternagem futura. Para tanto, buscou-se mães que abandonaram seu(s) filho(s), através de uma amostra intencional, e ainda solicitou-se outras mães, indicadas pelas abandonantes, porém sem história de abandono, para verificar semelhanças e distinções entre suas experiências de vida e entre a qualidade de suas interações familiares em outrora. Cada grupo foi composto por 21 mães, totalizando 42 participantes. Fez-se uso de um roteiro de entrevista semi-estruturado e das Escalas de Qualidade de Interação Familiar, de autoria de Weber, Brandenburg e Viezzer (2003a). Por conseguinte, os dados foram analisados através dos métodos qualitativo e quantitativo, que permitiram a caracterização de ambos os grupos.”  http://www.aconchegodf.org.br/biblioteca/manuais/O-QUE-LEVA-UMA-MAE-A-ABANDONAR-UM-FILHO-Cap-livro-ABPMC.pdf

A equipe Paixão pelo fogo achou interessante colocar parte deste estudo aprofundado sobre o tema e também alguns versículos bíblicos para enfatizar esta questão. Antes de tudo queremos dizer que nada naDA NADA  nesse mundo justifica uma mãe abandonar sua filha! Pois como pode uma mãe abandonar a filha por causa de um homem? Ou ainda como pode uma mãe abandonar a filha para que com essa situação atinja ou cause algum mal ao seu ex conjugue? Não justifica você dizer assim: “Ah eu entendo, pois ela estava sofrendo muito”. Não não e mais um não! ! ! Nada justifica ou justificará uma mãe abandonar sua filha por qualquer que seja a situação. Será que eu estou errado? Será que a equipe que elabora estes post está escrevendo besteiras??? Quem é mãe de verdade e tiver lendo este post  dará total razão. E como pode alguém fazer isso e ainda hoje ao invés de discutir o assunto e pedir perdão prefere agir como se nada tivesse acontecido!!! Aonde nós Estamos? Verdades tem que ser ditas. O pior disso tudo é que chega uma pessoa que nem da família é. Uma pessoa que, em tese, não deveria nem amar como ama ou fazer de tudo como fez e consegue provar um amor ainda maior, mas em nenhum momento é reconhecido!
Você amigo leitor pode até imprimir e mostrar isso para quem você quiser e me usar para dizer coisas que você sempre quis falar, mas nunca teve coragem para tanto.

Em resumo: Quem ama pede perdão e isso até hoje algumas mãe nunca fizeram (não me venha com desculpas que a pessoa é assim ou assado – por favor) e nem farão, pois na concepção de algumas são os filhos que procuram os pais. Acreditamos que tais mães falam isso para tampar a verdade na qual os pais devem procurar seus filhos, pois essa é uma responsabilidade de quem é mãe de verdade!

Nenhum comentário: